[João Pessoa/PB] – Manifesto do VIII Encontro Regional Norte-Nordeste da Coordenação Anarquista Brasileira

No oriente do continente, onde o sol nasce primeiro na América Latina, e, em meio ao verde esplendoroso da mata atlântica, Organizações Anarquistas Especifistas estiveram reunidas nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, todas unidas para reafirmar seus compromissos com a revolução social e o trabalho cotidiano na construção de um mundo mais livre, igual e justo para todos e todas nós que vivemos sob o julgo explorador e opressor do sistema capitalista.

O avanço neoliberal desenhado ainda nos governos do PT/PMDB, encontra-se hoje em ritmo acelerado. Desde o “golpe” pmdbista que derrubou a máscara de “governo de esquerda” petista, construída sob a ilusão da conciliação de classes e do pragmatismo sem escrúpulos, o ataque ao povo nunca foi tão descarado! Os cortes de direitos e as contrarreformas do Estado vem para deixar os nossos trabalhos mais precarizados, por meio da flexibilização e terceirização em benefício dos patrões; vem para aumentar a carestia de vida e a miséria social; para matar os trabalhadores e as trabalhadoras de tanto trabalhar sem que ao menos possam gozar de uma aposentadoria íntegra e adequada; chegam para acabar com o ensino crítico já precarizado de nossa juventude; para  intensificar a criminalização dos protestos, como na já aprovada Lei Antiterrorismo, ainda no governo Dilma, e para consolidar a  privatização geral dos serviços públicos e gratuitos. Porém, frente à um cenário tão macabro, a centro-esquerda e esquerda reformista/parlamentar, parece só ter uma prioridade: as eleições de 2018.

Desde já, acompanhamos que algumas centrais sindicais e partidos, vem captando a energia e força da luta contra os ataques do governo e da burguesia para a construção de comitês em defesa de Lula, que em termos certeiros, se eleito, não poderá governar sem reafirmar sua aliança com a própria burguesia ao qual nesse momento nos ataca. A contraditória esquerda parlamentar, clama para o julgamento de Lula em segunda instância desta quarta-feira (24) no TRF-4, ainda sobre o caso do tríplex no Guarujá que supostamente recebeu da Construtora OAS, que uma “eleição sem Lula é fraude”, o que certamente é conveniente. Por isso, ao não cair nas artimanhas da velha esquerda, que não busca o autogoverno e sim o governo de seus partidos, reafirmamos os nossos gritos de que eleição é farsa, com ou sem Lula!

Para nós, nossos princípios são inegociáveis, seguimos convictos que a alternativa é o empoderamento do povo, o fortalecimento da luta direta na consolidação do Poder Popular. Não temos nenhum receio em difundir o descrédito da campanha eleitoral e dos políticos que nunca irão nos representar. É como alternativa que pautamos a construção da Outra Campanha, permanentemente e lado a lado com os e as de baixo, na compreensão de que não há salvadores melhores do que nós mesmos, do que senão o próprio povo brasileiro. Para esse ano, não há pensamento maior para todos os reais lutadores e lutadoras do que a consciência de que a própria luta e a consequente vitória encontra-se fora das urnas!

 

Organização Resistência Libertária (ORL) – CE

Federação Anarquista dos Palmares (FARPA) – AL

Federação Anarquista Cabana (FACA) – PA

Coletivo Mutirão Anarquista (COMUNA) – PB

Organização Anarquista MARIA IÊDA – PE

Fórum Anarquista Especifista (FAE) – BA

This entry was posted in Notas and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.