Toda solidariedade à luta das funcionárias e funcionários públicos do Paraná!

A Coordenação Anarquista Brasileira se solidariza com a luta do funcionalismo público do Paraná contra o confisco de seu fundo previdenciário e a precarização dos serviços públicos. Repudiamos a ação da polícia e do governo do estado, mais uma vez criminalizando e reprimindo a luta justa dos trabalhadores e trabalhadoras.

No dia 29 de abril, o Estado do Paraná, governado por Beto Richa (PSDB), colocou todo o seu aparato repressivo para atacar trabalhadoras, trabalhadores e estudantes. Essa foi uma das maiores operações de repressão já realizadas no estado, a maior de todas contra o funcionalismo público. O governador mobilizou policiais militares e tropas de choque de todas as partes do estado. Como resultado, mais de 400 feridos, com alguns ferimentos graves (perda de audição e visão, por exemplo), dezenas de detenções e uma mancha de sangue de luta na história da classe oprimida. Mesmo contra todo esse aparato, as trabalhadoras e trabalhadores do Paraná não recuaram, resistindo e lutando na defesa dos seus direitos.

Graças à essa resistência, o Estado teve que mostrar de qual lado está: o dos patrões, dos ricos e poderosos, em suma, da classe dominante. Quando não encontra alternativas através da conciliação de classes, aciona todo o seu aparato repressor para impor através da força os interesses dos de cima. Essa resistência só foi possível graças à organização. A repressão foi uma resposta à ação direta das pessoas, que buscavam impedir a votação, única forma de proteger seus direitos. Os deputados, agentes diretos da classe dominante, votaram e aprovaram o projeto à revelia do conflito que ocorria no lado de fora.

Essa luta se insere em um contexto mais amplo, em que a classe dominante ataca e pauta diversos retrocessos às conquistas da classe oprimida, como o Projeto de Lei da Terceirização (PL 4330) e a redução da maioridade penal. Em meio a tudo isso, a classe trabalhadora paranaense nos ensina que não devemos confiar na disputa política que se dá dentro das instituições burguesas. Somente a luta e a organização vindas desde baixo podem servir como armas para defendermos nossos direitos!

 Todo apoio à luta dos funcionários e funcionárias públicas do Paraná!

 Protesto não é crime!

 Lutar! Criar! Poder Popular!

logo_cab

This entry was posted in Notas and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.